BC dos EUA corta taxa de juros pela primeira vez desde 2008 | Economia


O Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, cortou nesta quarta-feira (31) a taxa básica de juros do país, para entre 2% e 2,25%. Foi o primeiro corte na taxa desde 2008, quando chegou ao piso de 0 a 0,25%. A taxa vinha sendo mantida entre 2,5% e 2,25% desde dezembro de 2018, quando encerrou o ciclo de alta.

No comunicado sobre a decisão o BC dos EUA citou preocupações sobre a economia global e inflação fraca nos Estados Unidos, e sinalizou disposição para reduzir os custos de empréstimo ainda mais caso seja necessário.

Em um comunicado ao fim de sua reunião de dois dias, o Fed disse que decidiu cortar os juros “em face das implicações de desdobramentos globais para a perspectiva econômica, bem como pressões inflacionárias fracas.”

Trajetória dos juros nos EUA

Taxa não era reduzida desde 2008

Fonte: Federal Reserve de NY

Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que o Fed fizesse um grande corte de juros, afirmando estar decepcionado com o banco central dos EUA e que a autoridade monetária o deixou em desvantagem ao não agir mais cedo.

“Gostaria de ver um grande corte e gostaria de ver o aperto quantitativo parar imediatamente”, disse Trump a repórteres na Casa Branca. “Estou decepcionado com o Fed. Acho que eles agiram rápido demais, e acho que já foi provado que estou certo… O Fed está frequentemente errado”, completou, segundo a Reuters.



Source link