Embrapa estuda cultivo de frutas e hortaliças em containers | Globo Rural


A produção de alimentos em ambientes fechados, inclusive em grandes centros urbanos, é uma tendência no Brasil e no mundo.

Essas “fazendas verticais” podem ser feitas em diversos lugares, até mesmo em containers de 50 metros quadrados, como mostra um projeto desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Distrito Federal.

Uma equipe de 12 pesquisadores estuda quais são as condições ideias para a produção de hortaliças nesta fazenda vertical.

No local, os pesquisadores avaliam como os alimentos podem ser cultivados em pequenas áreas, aproveitando cada espaço livre. O objetivo é identificar as situações em que as plantas se desenvolvem.

E um dos maiores desafios da pesquisa é acertar a cor ideal das lâmpadas. Como não há entrada de luz solar, a artificial será responsável pelo desenvolvimento da planta.

O sistema é hidropônico, uma técnica de cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada.

Em 7 meses de pesquisa, os primeiros resultados já apareceram. No caso das folhosas, como alface, rúcula e couve, a produtividade aumentou 5 vezes na comparação com o cultivo em ambiente aberto. E o período de desenvolvimento da planta diminuiu em até 15 dias.

O próximo passo é produzir um modelo de cultivo interno para morango, tomate e pimentão, e os testes já começaram. A pesquisa da Embrapa é uma parceria público-privada que custou mais de R$ 1 milhão.

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

Veja os vídeos mais assistidos do Globo Rural



Source link